luto

Família presta homenagem ao médico Sérgio Brilhante Segala

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal

O médico Sérgio Brilhante Segala, filho de Vinicio Segala e Nair Brilhante Segala, falecidos, e irmão de Cláudio Brilhante Segala, nasceu e viveu em Santa Maria. 

Na infância, ele brincava muito, e se mostrava bastante estudioso. Passou por algumas dificuldades quando, aos 12 anos, perdeu o pai. Ele foi casado com Graça Segala, 72, e teve os filhos Lucas, 43, e Guilherme, 41.

Conforme o mais novo, a mãe do médico foi fundamental na época de criação. 

- Nossa avó era bastante rígida com a educação dos filhos, e moldou a personalidade admirável do meu pai. Ele foi um grande exemplo - explica Guilherme. 

Segala estudou no tradicional Colégio Estadual Manoel Ribas, o Maneco. Formou-se em Medicina na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da qual tornou-se professor. Como profissional, dedicou-se, por 30 anos, ao trabalho no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo (HCAA), tendo, junto a outros médicos, criado o ambulatório oncológico do local. data-filename="retriever" style="width: 100%;">Nesta trajetória, foi, também, um dos fundadores da Unimed em Santa Maria. Lucas lembra que, nas horas vagas, o pai gostava de dar atenção à família e aos amigos. 

- Ele gostava de assistir a filmes com a esposa, brincar com a netinha Manuela, jogar bocha com os amigos, e estar com a gente sempre que fosse possível - conta Lucas.

Torcedor do Internacional de Santa Maria, integrou o departamento médico do clube. Também torcia para o Internacional de Porto Alegre. Segundo Lucas, Segala era generoso e atencioso com todos que o cercavam.

- Ele gostava de ajudar as pessoas. Sempre buscava viabilizar atendimento para aqueles que não tinham condições, ou não possuíam um convênio, e respeitava as instituições. Um pai, marido e avô muito amoroso, querido, respeitoso e presente - lembra o filho.

Sérgio Brilhante Segala morreu, em 14 de outubro de 2020, aos 76 anos, devido à falência múltipla dos órgãos. O médico foi sepultado no mesmo dia, no Cemitério Ecumênico Municipal de Santa Maria. data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Falecimentos em Santa Maria e região Anterior

Falecimentos em Santa Maria e região

Falecimentos em Santa Maria e região Próximo

Falecimentos em Santa Maria e região